Compartilhar via...

 Imprimir




Mensagem Especial



Obras Dignas de Arrependimento

    

 

Meus amados irmãos,

Aquele que está se convertendo verdadeiramente, ao ouvir a Palavra de Deus, passa a atender à voz do Espírito Santo, em seu coração. Meditemos nas Sagradas Escrituras:

“E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa. E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus.” (Atos 16:32-33)

Como também pode ser lido um pouco antes na Bíblia, em Atos 16:23-31, após presenciar o poder de Deus agindo em favor de sua vida, um carcereiro passou a dar ouvidos à Palavra de Deus. Por isso, conforme Atos 16:32-33, ele ouvia a mensagem juntamente com todos os de sua casa, buscando por salvação. Na passagem, é interessante perceber que os servos do SENHOR (Paulo e Silas), mesmo tão feridos como eles se encontravam, continuavam a fazer a vontade de Deus, cumprindo com a missão de pregar o Evangelho, ainda que ao próprio carcereiro e aos da casa dele.

Por Atos 16:32-33, também é edificante perceber que, tendo ouvido a Palavra, aquele carcereiro demonstrou que estava mesmo arrependido. Meditemos... Certamente, quando Paulo e Silas chegaram à prisão, o carcereiro viu as muitas feridas (vergões) em seus corpos e o sangue que delas descia. (É preciso observar que os vergões tinham sido feitos por muitos açoites aplicados com varas). Na ocasião, isso não tocava o carcereiro. Do mesmo jeito que eles chegaram, muito feridos e com as vestes rasgadas, Paulo e Silas tiveram os seus pés amarrados pelo carcereiro em um tronco num cárcere interior. Tal local remete-nos a imaginar uma prisão com um ambiente ainda mais escuro, abafado, úmido, de difícil acesso e com mais sujeira. Diante disso, é lindo demais perceber o poder de convencimento do Espírito Santo. Após ouvir a Palavra, o carcereiro mudou completamente de atitude, pois aquelas feridas de Paulo e Silas, as quais se encontravam tão feias, e sujas, e antes esquecidas num cárcere, já o incomodavam. Ele não se via mais na posição de ser indiferente ao que eles sofriam... O amor tinha derretido as pedras que havia em seu coração e o carcereiro mudou completamente o seu proceder. Desse modo, ele se arrependeu de ter deixado Paulo e Silas presos naquela situação! Era como se estivesse se vendo coparticipante das injustiças sofridas por aqueles homens de Deus. Assim, tendo ouvido a voz do Espírito Santo, ele agiu por compaixão e lavou-lhes as feridas. Ele fez isso de pronto, não deixando para depois! Com isso, o carcereiro fez uma obra digna de seu genuíno arrependimento. Com o arrependimento, veio a bênção de ser batizado e isso juntamente com todos os de sua casa. Glória a Deus! 

Como consequência, o arrependimento permitiu que o carcereiro e todos os de sua casa tomassem posse de uma nova vida em Cristo. Antes, aquele homem servia à impiedade e chegou ao ponto de pensar em dar cabo de sua própria vida, conforme Atos 16:27. Já depois de ser batizado, o carcereiro passou a servir e, em sua crença em Deus, a provar da alegria do SENHOR em sua vida e com toda a sua casa. A Palavra mostra a mudança completa de seu cenário e modo de vida:   

“E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa.” (Atos 16:34)

As obras dignas de arrependimento demonstram o agir do Espírito em quem se converte.  Elas fazem vir salvação e alegria verdadeira a toda a casa. Portanto, não é sem motivo que a Palavra diz a todos que se emendem e se convertam a Deus, praticando obras dignas de quem verdadeiramente se arrependeu:

“Antes anunciei primeiramente aos que estão em Damasco e em Jerusalém, e por toda a terra da Judéia, e aos gentios, que se emendassem e se convertessem a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento.” (Atos 26:20)

Assim, demonstremos a nossa fé não somente por palavras, mas por santas obras que comprovem a nossa fé e a verdade de nossas palavras, em nome de Jesus. Amém. 

Glória a Deus. 

No amor do Senhor Jesus Cristo,

Missionário Ricardo.

Voltar






WhatsApp


facebook


Google+



 Imprimir




|

EVANGELON

|

Bíblia Sagrada

|

A Pregação

|

Louvor

|

Testemunhos

|

Igrejas

|

Caridade

|