Compartilhar via...

 Imprimir




Mensagem Especial



Ano Novo e Vida Nova?

    

 


Todo final de ano, de forma até inconsciente, fazemos um balanço de como foi o ano que passou e criamos expectativas boas para o ano que virá. Como isso é bom! Porém, e se o balanço for regularmente desagradável ou desfavorável?

Observa-se que um "saldo não positivo" não é incomum e, realmente, não é nada bom que se cultive um sentimento de mesmice, ou seja, que entre ano e saia ano e as coisas não mudem para melhor e, às vezes, até fiquem piores. O que fazer então, já que queremos mesmo é ter um futuro abençoado? Meditemos na Palavra de Deus...

Abraão também vivia assim antes. Uma trajetória comum, sem grandes novidades de vida e sem o sabor que tanto desejava. Afinal, a sua esposa não podia ter filhos. Inclusive, quando a Bíblia começa a contar a história de sua vida, Abraão (cujo nome significa pai de uma multidão) ainda se chamava Abrão (que significa pai exaltado). Imaginemos a situação de alguém cujo nome significa pai, mas não pode ter filhos por causa da esterilidade de sua esposa. Além disso, um de seus dois irmãos morreu na terra em que haviam nascido e seu pai, que e chamava Terá, muda-se com Abrão, com sua esposa Sarai e com seu sobrinho Ló para uma outra cidade, mas parece que nada de mais positivo aconteceu. Ao contrário, a Bíblia cita a morte de seu pai naquela cidade para onde se mudaram, sendo que tal cidade levava o mesmo nome de seu falecido irmão, como se pode ler em Gênesis 11:26-32.

Mas, passados setenta e cinco anos de sua vida, tudo começou a mudar radicalmente para Abrão, quando ele ouviu a voz de Deus e obedeceu a direção de vida que o Senhor lhe deu. As Sagradas Escrituras dizem:

“Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã. E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã.” (Gênesis 12:1-5)

Além disso, Abrão fez uma aliança com Deus. A Palavra diz quais foram os termos dessa importantíssima aliança:

“Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito. Farei uma aliança entre mim e ti e te multiplicarei extraordinariamente. Prostrou-se Abrão, rosto em terra, e Deus lhe falou: Quanto a mim, será contigo a minha aliança; serás pai de numerosas nações. Abrão já não será o teu nome, e sim Abraão; porque por pai de numerosas nações te constituí. Far-te-ei fecundo extraordinariamente, de ti farei nações, e reis procederão de ti. Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu Deus e da tua descendência. Dar-te-ei e à tua descendência a terra das tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em possessão perpétua, e serei o seu Deus. Disse mais Deus a Abraão: Guardarás a minha aliança, tu e a tua descendência no decurso das suas gerações. Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós e a tua descendência: todo macho entre vós será circuncidado. Circuncidareis a carne do vosso prepúcio; será isso por sinal de aliança entre mim e vós. O que tem oito dias será circuncidado entre vós, todo macho nas vossas gerações, tanto o escravo nascido em casa como o comprado a qualquer estrangeiro, que não for da tua estirpe. Com efeito, será circuncidado o nascido em tua casa e o comprado por teu dinheiro; a minha aliança estará na vossa carne e será aliança perpétua. O incircunciso, que não for circuncidado na carne do prepúcio, essa vida será eliminada do seu povo; quebrou a minha aliança. Disse também Deus a Abraão: A Sarai, tua mulher, já não lhe chamarás Sarai, porém Sara. Abençoá-la-ei e dela te darei um filho; sim, eu a abençoarei, e ela se tornará nações; reis de povos procederão dela." (Gênesis 17:1-16)

Realmente, Abrão foi muito abençoado. Ele passou a ser chamado, por Deus, de Abraão, que quer dizer “pai de uma multidão”. Segundo as Sagradas Escrituras, foi o primeiro a ser anunciado o Evangelho, venceu na fé e, na velhice, teve o filho da promessa, chamado de Isaque. Também teve outro filho, chamado Ismael (filho da serva) que também recebeu bênção do Senhor por causa de Abraão, e outros filhos mais, como se pode ler em Gênesis 25. Foi um homem de muitos bens e muitos servos, e até venceu guerra contra reis. A Bíblia o registra por amigo de Deus e revela que ele morreu velho, de idade avançada e em ditosa velhice, e até pelo Senhor Jesus foi mencionado, que está salvo e não no inferno, quando disse:

“E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.” (Lucas 16:22)

Mas, o que fez Abraão ser tão abençoado? Realmente, vemos nele características que precisamos assumir, se queremos uma mudança verdadeira para um bom futuro. O renomado cientista Albert Einstein já dizia: "Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual!"

Então, o que precisamos fazer diferente? Vejamos como Abraão procedia, afinal ele obteve resultados extraordinários. A Palavra de Deus mesmo afirma:

“E era Abraão já velho e adiantado em idade, e o SENHOR havia abençoado a Abraão em tudo.” (Gênesis 24:1)

Se quisermos um futuro abençoado, então o que é preciso? Vejamos um resumo:

1. Sejamos obedientes à Palavra de Deus e completos como fora Abraão em obedecê-LA.

Abraão foi extremamente obediente ao que Deus lhe dizia. Ele fazia exatamente o que Deus lhe falava e não se demorava em cumprir. Observemos como Abraão, logo cedo, partiu para obedecer a Deus, quando fora provado em oferecer seu filho único em sacrifício:

“Levantou-se, pois, Abraão de madrugada e, tendo preparado o seu jumento, tomou consigo dois dos seus servos e a Isaque, seu filho; rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado.” (Gênesis 22:3)

2. Tenhamos temor a Deus, assim como Abraão. A Palavra do próprio Senhor diz que ele O temia de verdade:

“Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.” (Gênesis 22:12)

3. Façamos uma aliança com o Deus e PAI do Senhor Jesus Cristo.

Abraão fez aliança com o Senhor Deus e se manteve fiel a ELE até o fim. A Palavra de Deus nos leva a entender que fazemos esta aliança, quando aceitamos a Jesus como o nosso SENHOR, pois ELE mesmo disse:

“Eu e o PAI somos um.” (João 10:30)

E a Palavra diz mais sobre o Filho de Deus:

“Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus.” (1 João 4:15)

“Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.” (Atos 2:36)

Essa nova aliança não é de aparência, mas ela requer que tenhamos a circuncisão de nosso coração, no espírito, como está escrito:

“Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus.” (Romanos 2:29)

4. Sejamos pessoas que andam pela fé e não pelo que vemos.

Abraão saiu a peregrinar, com destino incerto e a uma terra que desconhecia. Andou pela fé e foi fortificado na fé, dando glória a Deus. Saibamos que, se andarmos pela fé como crente Abraão, segundo as Sagradas Escrituras, também somos filhos de Abraão. Está escrito:

“Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão.” (Gálatas 3:7)

“Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia. Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa;" (Hebreus 11:8-9)

5. Sejamos amorosos a Deus, com total fidelidade nos dízimos e nas ofertas.

Abraão procedia assim, demonstrando o seu total amor e culto a Deus e não ao Mamom.

“e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo.” (Gênesis 14:20)

“e disse: Jurei, por mim mesmo, diz o Senhor, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho, que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos, nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz.” (Gênesis 22:16-18)

6. Sejamos como Abraão, que se guardava em uma vida limpa e honrada diante das pessoas e cuidava com justiça dos seus. Não se corrompia por dinheiro, não tomava nada para si que não lhe custasse o suor de seu rosto.

“Então, disse o rei de Sodoma a Abrão: Dá-me as pessoas, e os bens ficarão contigo. Mas Abrão lhe respondeu: Levanto a mão ao Senhor, o Deus Altíssimo, o que possui os céus e a terra, e juro que nada tomarei de tudo o que te pertence, nem um fio, nem uma correia de sandália, para que não digas: Eu enriqueci a Abrão; nada quero para mim, senão o que os rapazes comeram e a parte que toca aos homens Aner, Escol e Manre, que foram comigo; estes que tomem o seu quinhão.” (Gênesis 14:21-24)

7. Sejamos cuidadosos e amorosos com nossos familiares, cuidando deles ainda que, desviando-se de fazerem o que é melhor, venham a se afastar de nós.

Abraão cuidou de Ló, seu sobrinho, fisicamente foi à guerra por ele e sua família e, também, orou por ele e sua família, mesmo quando tinham se afastado de sua convivência, para que também não perecessem na destruição de Sodoma.

“Ouvindo Abrão que seu sobrinho estava preso, fez sair trezentos e dezoito homens dos mais capazes, nascidos em sua casa, e os perseguiu até Dã.” (Gênesis 14:14)

“Disse ainda Abraão: Não se ire o Senhor, se lhe falo somente mais esta vez: Se, porventura, houver ali dez? Respondeu o Senhor: Não a destruirei por amor dos dez. Tendo cessado de falar a Abraão, retirou-se o Senhor; e Abraão voltou para o seu lugar.” (Gênesis 18:32-33)

8. Mesmo diante das dificuldades, guardemos a aliança que fizemos com Deus.

Abraão não queria quebrar a aliança com o SENHOR e enviou seu servo a buscar uma esposa de seu povo para se casar com seu filho Isaque.

“Disse Abraão ao seu mais antigo servo da casa, que governava tudo o que possuía: Põe a mão por baixo da minha coxa, para que eu te faça jurar pelo Senhor, Deus do céu e da terra, que não tomarás esposa para meu filho das filhas dos cananeus, entre os quais habito;” (Gênesis 24:2-3)

9. Guardemos a sinceridade, a humildade, a reverência e a adoração a Deus. Que nossa comunhão com o SENHOR, por meio de contínua oração, seja mantida sempre.

Abraão nem sempre foi perfeito e, como homem, também teve momentos de atitudes guiadas por medos e cometimento de deslizes. Mas, ele fora reverente, adorador, humilde e sincero com Deus, e encontrou a Sua misericórdia.

“disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz filhos; toma, pois, a minha serva, e assim me edificarei com filhos por meio dela. E Abrão anuiu ao conselho de Sarai. Então, Sarai, mulher de Abrão, tomou a Agar, egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido, depois de ter ele habitado por dez anos na terra de Canaã.” (Gênesis 16:2-3)

“Prostrou-se Abrão, rosto em terra, e Deus lhe falou:” (Gênesis 17:3)

“Então, chamou Abimeleque a Abraão e lhe disse: Que é isso que nos fizeste? Em que pequei eu contra ti, para trazeres tamanho pecado sobre mim e sobre o meu reino? Tu me fizeste o que não se deve fazer.” (Gênesis 20:9)

“E, orando Abraão, sarou Deus Abimeleque, sua mulher e suas servas, de sorte que elas pudessem ter filhos; porque o Senhor havia tornado estéreis todas as mulheres da casa de Abimeleque, por causa de Sara, mulher de Abraão. (Gênesis 20:17-18)

10. Sejamos sempre amigos de Deus.

Abraão viveu assim e recebeu de Deus essa tão grande honra, de ser declarado amigo de Deus, como está registrado nas Sagradas Escrituras:

“Mas tu, ó Israel, servo meu, tu, Jacó, a quem elegi, descendente de Abraão, meu amigo,” (Isaías 41:8)

“e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus.” (Tiago 2:23)

A chave pera essa eterna amizade nos fora revelada pelo Senhor Jesus, que disse:

“Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.” (João 15:14)

Quem deseja viver como o crente Abraão e ter, verdadeiramente, um ano novo e uma vida abençoados, precisa primeiro fazer uma aliança com o SENHOR ou renová-la. Para isso, é preciso orar a Deus. Então, oremos:

Santo Deus e PAI de Jesus,

Eu venho a Ti para fazer nova aliança contigo.

Eu me arrependo de todos os meus pecados e te peço um renovo em minha vida.

Creio que Jesus morreu em meu lugar na cruz, pagando por minhas transgressões.

Também, creio que Jesus ressuscitou dentre os mortos, pelo Teu poder.

Eu recebo a Jesus e confesso que ELE é o meu Senhor e único Salvador.

Eu quero viver uma nova história com Jesus Cristo – O Filho de Deus.

Me ajude, com o Espirito Santo, a ser como Abraão, pois quero ser Teu amigo também.

Me ajude a ouvir e obedecer toda a Tua Palavra, e por todos os dias da minha vida.

De hoje em diante, o Senhor Jesus governa todas as áreas da minha vida e piedade.

Amém.

Aleluia! Glórias a Deus!

Andar como o crente Abraão andou, pela fé, é ter a certeza da vitória que vence o mundo e de alcançar abençoados resultados.

Pela fé, tenha um feliz Ano Novo!

Em Cristo Jesus,

Missionário Ricardo.

Voltar






WhatsApp


facebook



 Imprimir




|

EVANGELON

|

Bíblia Sagrada

|

A Pregação

|

Louvor

|

Testemunhos

|

Igrejas

|

Caridade

|