Compartilhar via...

 Imprimir




Mensagem Especial



O Jugo e a Esperança

    

 


No tempo em que o Senhor Jesus veio, como filho do homem, havia um jugo sobre quase todo o mundo conhecido à época. Era o tempo do Império Romano. Tinha se espalhado por meio de sua força e dominava grandes territórios e povos em torno do mar Mediterrâneo, na Europa, e em algumas partes da África e da Ásia. Inclusive, a terra de Israel se encontrava sob esse jugo Romano, o qual continuou se alastrando e atingiu sua maior extensão territorial no ano 117, depois de Cristo.

Para se ter uma ideia do nível de dominação a que todos aqueles povos estavam sujeitos, vê-se, descrito na Bíblia, que José e Maria se deslocaram para se alistarem, conforme fora ordenado a todo o mundo por César Augusto, primeiro imperador romano.

“1 E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse” (Lucas 2:1)

Imaginemos sob que jugo pesado viviam as pessoas do mundo conhecido à época, pois todos tiveram que se alistar, movimentando-se para as cidades de suas famílias. Assim, José saiu de Nazaré e foi com Maria até Belém, pois era da casa e família de Davi.

“4 E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi),” (Lucas 2:4)

Naquele tempo, após ter José viajado com sua mulher grávida, cumpriram-se os dias de Maria. Ela deu à luz em Belém a seu filho primogênito, em uma situação de dificuldades, pois não havia lugar para eles se hospedarem.

“7 E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.” (Lucas 2:7)

Assim veio o Salvador do mundo e, sem melhores condições, envolvido em panos, foi uma manjedoura que o Rei dos Reis teve como primeiro berço. Desde o Seu nascimento, o Senhor Jesus já nos ensinava... A leitura é que a grandeza de um homem não se mede pelo que ele possui materialmente, mas pelo que ele é espiritualmente. Naquela manjedoura, estava o unigênito Filho de Deus.

A Palavra de Deus conta que um anjo anunciou o nascimento de Jesus Cristo a pastores que se encontravam no campo, como se lê:

“8 Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho.

9 E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.

10 E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:

11 Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

12 E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura.

13 E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:

14 Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.

15 E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber.

16 E foram apressadamente, e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura.

17 E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita;

18 E todos os que a ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam.

19 Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração.

20 E voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes havia sido dito.

21 E, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido.” (Lucas 2:8-21)

Hoje, podemos meditar nas palavras ditas pelo anjo do SENHOR. Mesmo vivendo sob o jugo da servidão ao Império Romano, que grande esperança aqueles pastores passaram a ter e repassar. A esperança passou a ser em terem vida e vida com abundância, pois o Salvador, que é o Ungido de Deus - O verdadeiro Rei que esperavam - havia nascido entre nós. Da mesma forma agora, seja o que for que tenha se espalhado e domine o mundo atualmente, como um “Império Romano", há uma mensagem poderosa no Natal. Nele, ainda que a data seja simbólica, por não sabermos exatamente o dia em que Cristo nasceu, renova-se a esperança. Independente das circunstâncias, Deus nos mostra, através do nascimento do menino Jesus, que a Salvação já veio e que a esperança vive e reina em cada coração que crê no Nome de Jesus.

Há algo de extremamente extraordinário ao pensarmos que, após mais de 3 séculos da morte e ressurreição de Cristo e até hoje, a história e mensagem de Jesus não tenha caído em completo esquecimento. Ao contrário, se espalhou com o Evangelho, a ponto de um imperador romano (Constantino) se converter, tornando-se cristão. E não parou por aí! Mais tarde, o cristianismo chegou a se tornar a religião oficial do Império Romano, no tempo do imperador Teodósio I. Em resumo, todo o Império Romano foi dobrado ao cristianismo! Como alguém que nasceu tão humilde, a ponto de ser deitado em uma manjedoura, poderia fazer um império se curvar a Si? Somente se, verdadeiramente, esse Alguém for mesmo o Filho de Deus. Jesus Cristo é o Rei dos reis, e Senhor dos senhores!

Então, olhe à sua volta. O que se espalhou, domina e te aflige hoje? Creia no Senhor Jesus e esse problema vai se dobrar ao Senhor Jesus em sua vida. E se você se vê longe de Deus, não se condene! Apenas, aceite que Jesus pagou o seu preço na cruz e que morreu também por ti, ressuscitando ao terceiro dia. Conte, confesse tudo para Deus e creia que o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado. Te convido a orar assim:

Meus Deus, creio no Teu Filho Jesus, peço perdão pelos meus pecados, e que ELE seja o Rei do meu coração. Eu aceito a Jesus como meu Senhor e peço que me aceites como teu filho. Creio de todo o meu coração que Jesus ressuscitou, portanto ressuscite a minha vida e me encha de esperança e paz. Amém. Glórias a Deus!

Em Cristo, que a esperança seja poderosa em sua vida, e família e amigos, em nome do Senhor Jesus. Feliz Natal!

Com amor,

Missionário Ricardo.

Voltar






WhatsApp


facebook



 Imprimir




|

EVANGELON

|

Bíblia Sagrada

|

A Pregação

|

Louvor

|

Testemunhos

|

Igrejas

|

Caridade

|