Compartilhar via...

 Imprimir




Mensagem Especial



O Tempo e a Fé

    

 

Meus amados irmãos,

Desde muito novos, fomos ensinados a fazer tudo nos tempos dos homens. Porém, quando andamos pela fé, não andamos mais pelo tempo, mas pela certeza das coisas que esperamos de Deus. Com isso, não é que passamos a ser desleixados ou desordeiros, aliás, é muito pelo contrário. Afinal, queremos sempre dar bom testemunho como crentes e aproveitar  ao máximo o tempo para servir a Deus. Mas, o tempo deixou de ser um fim, para ser apenas tempo. Diante disso, é fato que somos constantemente desafiados. E por quê? Meditemos na Palavra...

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” (Eclesiastes 3:1)

Precisamos nos adaptar a não mais querer as coisas no “nosso” tempo! Primeiro, em Eclesiastes 3:1, percebe-se que para tudo há um tempo previsto e fixo, e que não está sob nosso domínio. Além disso, observa-se que esse tempo determinado diz respeito a tudo aquilo que tem uma finalidade específica aqui neste mundo. Em confronto a tudo isso, vem a mente do homem natural, a qual foi erradamente ensinada e acreditou ser, de alguma forma, a “dona do tempo”. É mais uma luta... A carne quer andar pelo tempo, já o espírito deve andar por fé.

À medida que andamos mais e mais pela fé, então ficamos mais aliviados de toda essa pressão relativa ao tempo. Não se trata de ter ficado indiferente ou inerte, mas é descansar esperando em Deus, na certeza que ELE está cuidando de nós e trabalhando no sentido de atender as nossas orações. É agir no que está ao nosso alcance, mas com tranquilidade, pela fé, pois está escrito:

“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.” (Isaías 64:4)

Além disso, Deus é tão maravilhoso, que nos chamou a andarmos por fé, mas não nos deixa desamparados em saber o tempo e o modo dos propósitos que precisamos saber. Cabe a nós discernirmos o tempo e o modo, buscando ter um coração sábio:  

“Quem guardar o mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo e o modo. Porque para todo propósito há tempo e modo; porquanto o mal do homem é grande sobre ele.”     (Eclesiastes 8:5-6)

Com isso, entende-se o porquê de tanta inquietação no mundo. Nele, as pessoas baseiam e norteiam suas vidas somente pelo tempo e, ainda que não saibam o tempo e o modo dos propósitos que há debaixo do céu, andam aplicando um esforço enorme, nas mais variadas direções, na tentativa de buscar por soluções e prevenções. Tanta inquietação vivida! E quanto esforço e tempo jogados fora. Mas, os justos não são conduzidos por essas coisas, pois vivem pela fé. Ao vir rumor ou mesmo surgir qualquer situação que possa levar à inquietação, o justo age por fé. A Palavra diz o que se deve fazer, pela fé, sempre que a inquietação bater à nossa porta:

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:6-7)

Assim, não podemos andar inquietos nem mesmo por causa do tempo. Afinal, se percebermos bem, a palavra da fé, na verdade, pode até alterar o tempo a nosso favor, quando agimos segundo o propósito de Deus. Por exemplo, pela fé, Josué falou ao Sol e à Lua e teve mais tempo para vencer os amorreus em batalha, liderando o povo de Deus (veja em Josué 10:12-14). Também, pela fé, o rei Ezequias orou, e Deus lhe acrescentou mais quinze anos de vida (veja em Isaías 38:5). E nós, pela fé em Jesus Cristo, já  recebemos o tempo da eternidade para vivermos com Deus! Assim diz a Palavra do Senhor Jesus:

“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.” (João 6:47)

Portanto, andemos por fé, buscando discernir o tempo e o modo do propósito de Deus. Agindo no propósito, tudo contribui em conjunto para o bem dos que amam a Deus, inclusive o tempo:

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28)

Glória a Deus. 

No amor do Senhor Jesus Cristo,

Missionário Ricardo.

Voltar






WhatsApp


facebook


Google+



 Imprimir




|

EVANGELON

|

Bíblia Sagrada

|

A Pregação

|

Louvor

|

Testemunhos

|

Igrejas

|

Caridade

|