Compartilhar via...

 Imprimir




Mensagem Especial de Natal



É Natal, Já Nasceu a Resplandecente Estrela da Manhã!

    

 

É tempo de Natal, tempo de nos alegrarmos e refletirmos sobre o nascimento de Jesus. Em que data exatamente Jesus nasceu? Há quem diga que ninguém pode afirmar ao certo, mas convencionou-se comemorar no dia 25 de dezembro e, assim, tem sido feito. O importante, na realidade, não é propriamente a exatidão com a data, mas não nos esquecermos do Senhor Jesus. Afinal, quando a data de aniversário de alguém cai em uma segunda-feira, ninguém fica triste se a festa ficar para um sábado antes ou depois. Certamente, para o aniversariante, triste é ser esquecido no dia da festa já marcada ou ser deixado de fora das comemorações.

Ainda que não nos apresente diretamente uma data, a Palavra de Deus nos informa sobre eventos ocorridos antes e depois do nascimento do Senhor Jesus. Um grande alistamento dos povos, a aparição da estrela no Oriente, a vinda dos magos que presentearam a Jesus e os anjos vistos por pastores no campo, que anunciaram a estes o nascimento do Salvador — que é Cristo, o Senhor Jesus — são exemplos das citadas ocorrências. Dentre elas, em especial, meditemos em duas. A Palavra diz:

"E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do Oriente a Jerusalém. Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no Oriente, e viemos a adorá-lo. E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele." (Mateus 2:1-3)

É muito interessante observar que os de longe procuravam, com entusiasmo e alegria, ao Senhor Jesus. Em sua fé, mesmo não sendo judeus, eles buscavam pelo prometido Rei do povo de Deus. Enquanto isso, aqueles que tinham fama de religiosos, todos da cidade de adoração considerada mais importante e tidos como conhecedores das Sagradas Escrituras, receberam tal notícia com perturbação.

Os magos, ao contrário, traduzem muito. O fato de seguirem uma estrela vista no Oriente é porque vinham de terra distante. Eles representam aqueles que pouco conhecem ainda, mas buscam ao SENHOR só pela Luz que já lhes chegara. Além disso, entenderam que Jesus nasceu com a missão de guiar todo o povo de Deus, sendo a maior autoridade para todos os povos, isto é, sendo o Senhor. É forte, também, perceber que eles, assim como os pastores que foram avisados pelos anjos no campo, foram visitar ao menino Jesus, após o seu nascimento, sendo trazidos por divina revelação. Na visita, os magos figuravam os gentios (os que ainda não conhecem o Senhor Deus e ainda não têm uma aliança com ELE), já os pastores do campo representavam os judeus. Assim, desde a chegada de Jesus como Filho do homem, o Cristo foi adorado por representantes tanto dos judeus, como de outros povos originalmente alheios a Deus, mas que também O adorarão e O honrarão. A Bíblia diz mais:

"E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. E, vendo eles a estrela, regozijaram-se muito com grande alegria. E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra." (Mateus 2:9-11)

Nesta passagem, tem-se um entendimento ainda em extremo importante. É sobre a estrela que guiou os magos até que encontrassem ao menino Jesus. Durante sua jornada, eles olhavam para o céu para serem guiados, pela estrela, até ao Rei Jesus. Segundo o que diz a Palavra de Deus, a estrela não apenas indicava a localização do Cristo para os magos. Também a estrela não fazia só uma alegoria de quem é Jesus, mas algo ainda muito mais significativo, com diz a Palavra de Jesus:

"Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã." (Apocalipse 22:16)

Então, pelo que se lê, os magos olhavam para o céu em busca de Jesus e viam uma estrela, enquanto, na verdade, estavam vendo como que o reflexo no céu da expressão da Luz do Filho de Deus. Aquela estrela como que espelhava o Senhor Jesus. Glória a Deus!

Ao chegarem junto ao lugar onde se encontrava Jesus, a estrela se deteve sobre o local, refletindo, no céu, que logo abaixo já se encontrava a resplandecente Estrela da Manhã, Jesus — o Filho de Deus. Então, os magos entraram e, prostrando-se, adoraram o menino e, ofertando, honraram ao Senhor Jesus com os seus tesouros. Amém.

Que nós sejamos sempre assim, buscando ao Senhor Jesus pela Sua Luz, pagando o preço que for necessário para nos colocarmos perto dEle, celebrando a Sua vinda como homem, adorando-O com humildade, honrando-O com o nosso melhor e guardando-O, com amor, em nossos corações.

Queridos, um Feliz Natal a todos! Rogo a Deus, em nome de Jesus, que abençoe a vida de todos os leitores desta mensagem e a vida de suas famílias.

No amor do Senhor Jesus Cristo,

Missionário Ricardo.

Voltar






WhatsApp


facebook


Google+



 Imprimir




|

EVANGELON

|

Bíblia Sagrada

|

A Pregação

|

Louvor

|

Testemunhos

|

Igrejas

|

Caridade

|