Compartilhar via...

 Imprimir




Mensagem Especial



Os Ciclos

    

 


Estava na varanda de um prédio e assisti a uma situação que muito me ensinou. Vou compartilhar... Um carro se aproximou e parou em frente ao prédio em que me encontrava, ocupando duas vagas. Saltou um senhor e fechou a porta do carro. Ele estava sozinho, tinha os cabelos todos brancos e uma idade que condizia com a sua relativa dificuldade ao caminhar. Ao ver isso, veio-me um pensamento: "Será que ele vai mesmo deixar o carro nessa situação?" Não havia ninguém por ali e, naquele dia, as vagas disponíveis eram fartas. Mas, logo ao sair do veículo, aquele senhor olhou para a forma em que seu carro ficou estacionado, maneou a cabeça em uma aparente "auto-condenação", e voltou a entrar no carro para manobrar. Ele acertou em uma das vagas, mas ainda parou com uma das rodas em cima da faixa, que, diga-se de passagem, é uma faixa com uma cor escura, isto é, difícil de enxergar. Ao sair novamente do veículo, aquele senhor percebeu a roda em cima da faixa e tornou a entrar para manobrar o seu automóvel. Melhorou e, ainda que não tenha ficado nota dez, ao menos o carro ocupava somente a sua vaga. Nessa última vez, ia passando um jovem a pé, próximo ao carro daquele senhor. Ao saltar do carro finalmente estacionado, o idoso apresentou um sorriso, comentou algo com o jovem que ia passando, talvez se explicando, como quem "pensa alto", e seguiu o seu caminho a pé também.

Eu estava lá no alto e vi todo o episódio do senhor acertando o seu carro na vaga, mas se nem o jovem, o qual testemunhou o segundo conserto, e nem eu tivéssemos visto coisa alguma, certamente Deus, que está no mais alto dos céus e tudo vê, teria testemunhado tudo. É preciso lembrar, ainda, que Deus vê muito mais do que nós. ELE vê o coração, como está escrito:

"porque o SENHOR não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração." (1 Samuel 16:7b)

Aquele senhor lutou os seus ciclos e prevaleceu. Percebi que ele teve que se esforçar contra todo o seu "cansaço" pela idade, pode ter lutado ante pensamentos de preguiça, contra o seu ego e outras coisas. Por meio da atitude daquele senhor, ainda pude meditar nas seguintes virtudes que, provavelmente, ele se apoiou para realizar aqueles ciclos: Fidelidade, Paciência, Perseverança, Humildade, Amor ao Próximo, Boa Vontade e Bom Humor (mesmo em situações desagradáveis).

Todos nós temos que viver ciclos. Alguns ciclos nos são impostos e outros nós decidimos adentrar. Uns ciclos são mais longos, outros mais curtos. Uns podem voltar, outros não ocorrerão jamais. A Palavra de Deus fala sobre os principais ciclos vividos pelas pessoas:

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz." (Eclesiastes 3:1-8)

Há ciclos que nem sempre são fáceis de passar. Sim, por vezes, há lutas difíceis de travar até fecharmos os ciclos com as vitórias. Quero enfatizar que não sei os ciclos que cada um está passando no momento e que respeito muito o esforço que se está fazendo para vencer. Mas, os raios de sol sobre a montanha, no final da tarde, parecem nos dizer: Está fechando mais um ciclo! Da mesma forma, a cada amanhecer, o dia parece dizer aos vivos: Levante-se e siga adiante! Pelas misericórdias do Senhor Deus, você tem uma nova oportunidade de completar bem o seu ciclo hoje! As Sagradas Escrituras dizem:

"Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida; o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã." (Salmos 30:5)

"As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade." (Lamentações 3:22-23)

Mas, uma coisa muito importante, para passarmos bem pelos ciclos e termos vitórias no SENHOR, é esquecermos o que ficou para trás, prosseguindo, como servos do Senhor Jesus, para o que está adiante. A Palavra de Deus diz:

"Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (Filipenses 3:13-14)

Outro foco muito importante para a vida é saber que os ciclos que decidirmos entrar devem ser tais, que não venham a pôr em perigo ou danifiquem aquilo que de mais importante temos. O Senhor Jesus disse o que o ser humano tem de mais valioso:

"Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?" (Mateus 16:26)

Além disso, sejam quais forem os ciclos que viermos a adentrar por escolha própria, por causa dos nossos sonhos e desejos materiais, nunca podemos inverter a ordem de prioridade das coisas. O Senhor Jesus também falou qual deve ser a nossa prioridade em relação a essas coisas:

"buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6:33)

Nos ciclos que passamos, queremos sempre ter vitórias. Esse é o desejo comum! Mas, precisamos entender e assumir que, para termos as vitórias verdadeiras que queremos, precisamos recebê-las de Deus. Há uma condição básica para passarmos bem pelos nossos ciclos, a saber e a praticar: ter um extremo respeito por Deus e pela Sua Palavra. As Sagradas Escrituras dizem:

"Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor e os salvará." (Salmos 145:19)

Além disso, precisamos confiar em Deus e agradá-LO. Assim, ELE vai conceder os desejos do nosso coração, como diz a Sua Palavra:

"Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra e, verdadeiramente, serás alimentado. Deleita-te também no SENHOR, e ele te concederá o que deseja o teu coração." (Salmos 37:3-4)

E, se confessamos a Jesus como nosso Senhor e permanecermos assim, ainda que passemos por ciclos desafiadores, estaremos em paz e na segurança da vida eterna nas mãos de Deus:

"e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las das mãos de meu Pai." (João 10:28-29)

Vem se aproximando um ano novo e é natural que muitos propósitos surjam em nossas mentes. Mas, o principal propósito, que cada um de nós precisa ter, é decidir com firmeza e empregar esforço para iniciar e terminar o ciclo desse próximo ano na presença e agradando ao SENHOR. Fica, então, uma pergunta para começar: Você, leitor, já aceitou a Jesus como o seu Senhor e Salvador? Tenha em mente que o sim completo a essa pergunta, dá-se com a obediência à Palavra de Deus... Portanto, a minha oração, em o Nome do Senhor Jesus, é que cada um de nós possa fazer da mesma forma em todos os ciclos que passaremos nesse ano novo, isso com a ajuda do Espírito Santo. Assim, teremos um 2020 de vitórias, e bênçãos, e boas lembranças na presença e no agrado do SENHOR.

Glória a Deus! Amém!

Em Cristo Jesus, com amor e esperança,

Missionário Ricardo.

Voltar






WhatsApp


facebook


Google+



 Imprimir




|

EVANGELON

|

Bíblia Sagrada

|

A Pregação

|

Louvor

|

Testemunhos

|

Igrejas

|

Caridade

|