Compartilhar via...

 Imprimir




Mensagem Especial



Os Trens de Deus

    

 

Meus amados,

Já perceberam as semelhanças entre a vida cristã e os trens? Meditemos...

Assim como os trens, os quais seguem em um único caminho, a vida cristã precisa andar sempre no Caminho. A Palavra diz:

“E ali haverá bom caminho, caminho que se chamará o Caminho Santo; o imundo não passará por ele, pois será somente para o seu povo; quem quer que por ele caminhe não errará, nem mesmo o louco.” (Isaías 35:8)

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6)

Outro aspecto de comparação se observa no que impulsiona os comboios ferroviários. Os trens possuem, pelo menos, um de seus veículos que é responsável por transformar energia em força de tração, a qual é capaz de levar todos os demais veículos do comboio ao movimento. Este veículo de tração se chama locomotiva. Assim como o trem precisa da locomotiva, para seguir com todos aqueles vagões, a vida cristã precisa estar sob o poder do amor. Sem amor, tudo acaba parando na vida cristã, assim como um trem, sem a sua locomotiva, não tem como seguir. Sem amor, a vida cristã se torna improdutiva, cai em desuso e acaba emperrando. A Palavra diz:

“Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.” (1 João 4:7-8)

Como Deus é Amor, a vida cristã cheia de Amor é impulsionada com o poder de Deus. Assim, por mais que o crente esteja carregando muitos “vagões” pesados, ele segue a vida como um trem-bala.

Quanto mais vagões um trem arrasta, mais poderoso é o maquinário da parte locomotiva. Assim, quanto mais impressionante em obras da fé é uma vida cristã, mais cheia de Deus ela está.

Aliás, a fé também se percebe na composição da vida cristã. Notemos como é interessante o trem seguindo nos trilhos, com aquele peso todo, tantos vagões e principalmente quando ele está para entrar em uma curva. Tantas toneladas em movimento, mas tudo segue direitinho. Assim, a vida cristã não segue por vista, mas por fé. E, da mesma forma que se tem a certeza do que se espera, isto é, que se o trem estiver andando como projetado e sobre os trilhos, então ele não vai descarrilar, assim a vida cristã não malogrará, vivendo pela fé. As Sagradas Escrituras nos dizem como andar pela fé:

“visto que andamos por fé e não pelo que vemos.” (2 Coríntios 5:7)

“todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.” (Hebreus 10:38)

“porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” (1 João 5:4)

Nós, cristãos, também temos que andar com as nossas vidas sempre nos trilhos, assim como andam os trens. Primeiro, para agradar a Deus que nos chamou e, também, porque sempre que saímos do trilho dá simplesmente tudo errado, ficamos paralisados e não poderemos chegar dessa forma no destino – a vida eterna.

Há motivos para que tudo dê errado ao cristão que não segue no trilho. A Palavra de Deus cita diversos motivos, dentre os quais, observemos alguns:

“Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas.” (Mateus 10:16)

Dá tudo errado porque os verdadeiros cristãos são como cordeiros e não lobos! Imaginemos o que ocorreria com uma ovelha, se ela fosse em meio a lobos, tentando bancar uma de lobo...

Também, o cristão que “sai do trilho” perde o seu sabor e acaba sendo pisado pelos homens. Com isso, passa a viver o dissabor da total humilhação! A Palavra diz:

“Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.” (Mateus 5:13)

Além disso, o cristão que sai do trilho experimenta os males que não queria. Aliás, muito menos Deus queria que ele viesse a experimentar males. A Palavra diz:

“Quem guarda o mandamento não experimenta nenhum mal; e o coração do sábio conhece o tempo e o modo.” (Eclesiastes 8:5)

Como consequência, assim como é muito feia a situação de um trem quando descarrila, espiritualmente também fica “descarrilada” a vida do cristão que sai do trilho...

“Disciplina rigorosa há para o que deixa a vereda, e o que odeia a repreensão morrerá.” (Provérbios 15:10)

Também, assim como o desvio de um trem se faz por uma bifurcação, da mesma forma o maligno apresenta um caminho “alternativo”, que é falso, para o cristão. Tal caminho alternativo é aparentemente bom, mas, depois que o trem entra por ele, vai parar em diversos outros caminhos que o conduzem à perda total. A Palavra adverte que só há um Caminho a seguir e, dele, não se deve sair para outro qualquer, ainda que pareça ser direito:

“Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.” (Provérbios 14:12)

Outra semelhança está na necessária manutenção realizada no trem, com aquela que precisa ser feita na vida cristã. Um trem, sem manutenção, pode até andar por um tempo nos trilhos. Porém, mais cedo ou mais tarde, vai ter problemas. Aliás, a situação pode se agravar a tal ponto, que o trem tenha que parar ou mesmo saia dos trilhos, descarrilando e sendo parcial ou totalmente destruído. Comparativamente, esta manutenção na vida cristã é chamada de SANTIDADE. Sem esta manutenção, certamente o trem não chegará ao destino final. A Palavra diz:

“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,” (Hebreus 12:14)

Cabe a nós a responsabilidade desta manutenção em santidade. A vida cristã depende desta manutenção para que possa se unir ao Senhor. A Palavra de Deus diz:

“porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” (1 Pedro 1:16)

“Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele.” (1 Coríntios 6:17)

Adicionalmente, como o trem precisa de um maquinista, isto é, de um condutor, assim também a vida cristã. Um trem sem condutor e em movimento se trata de uma catástrofe certa e anunciada. Na vida cristã, o condutor é o Espírito Santo. ELE nos guia, conforme diz a Palavra do Senhor:

“quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.” (João 16:13)

O Espírito Santo nos guia em toda a Verdade e nos faz, antecipadamente, saber o que está para acontecer. Graças a Deus, por este guia perfeito! ELE, pelo trilho, sempre nos conduz em triunfo!

O que carregamos em vida também se compara... Nos vagões que o cristão conduz, também tem muita bagagem. Nesses vagões, deve-se ter muitas coisas boas, novas e velhas.

“Então, lhes disse: Por isso, todo escriba versado no reino dos céus é semelhante a um pai de família que tira do seu depósito coisas novas e coisas velhas.” (Mateus 13:52)

“O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más.” (Mateus 12:35)

Os trens também são sinônimos de transporte de massa, com multidões que vem até eles e embarcam para serem conduzidos para diversas estações. A vida cristã, também, deve conduzir muitos ao Senhor Jesus, embarcando mais e mais pessoas em cada estação que passar em sua vida. A Palavra nos recomenda a embarcar, passando pelo mundo inteiro...

“O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio.” (Provérbios 11:30)

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” (Marcos 16:15-16)

Deus é tão maravilhoso, mais é tão maravilhoso, que chama os seus filhos e os capacita, não somente para que ganhem almas, mas, também, para serem instrumentos de capacitação de outros. Vidas cristãs gerando vidas cristãs, trens de Deus gerando outros trens.

“Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” (Mateus 28:18-20)

Assim sendo, amados, sigamos firmemente nos trilhos de Deus, embarcando tantas pessoas e coisas boas quanto pudermos e correndo bem até o fim.

Glória a Deus! Amém.

Em Cristo Jesus, no amor com fé,

Missionário Ricardo.

Voltar






WhatsApp


facebook


Google+



 Imprimir




|

EVANGELON

|

Bíblia Sagrada

|

A Pregação

|

Louvor

|

Testemunhos

|

Igrejas

|

Caridade

|