Evangelon - O Portal das Boas Novas

www.evangelon.org

IMPRIMIR esta página diretamente.



O SENHOR DE TODA A TERRA


    

  Por certo, muitos cristãos tem se resignado em uma posição inferior da que lhes foi confiada por Deus. Mas, muitos têm vivido desta maneira devido ao desconhecimento, suportando uma vida diferente da que o Senhor Jesus anunciou, quando disse:

EU VIM PARA QUE TENHAM VIDA, E A TENHAM COM ABUNDÂNCIA. (JOÃO 10:10b)

  Os sintomas do desconhecimento são evidentes, em muitos lugares, onde o verdadeiro Evangelho (MATEUS 24:14) não foi pregado ou recebido na totalidade, onde cristãos não crêem completamente na Palavra de Deus, não a entendem ou, ainda, acreditam que alguma promessa não lhes diz respeito. Com os tais existem comportamentos diversos, até mesmo contrários à Palavra, ou seja, pessoas doentes que não buscam a cura, miseráveis que não procuram a prosperidade, pecadores que não procuram a santificação e pessoas presas pelo diabo, que não buscam a libertação em Jesus Cristo.

  Ao contrário de toda a resignação, no suportar daquilo que o Senhor Jesus já levou na cruz do calvário (ISAÍAS 53:4-5 ; I PEDRO 2:24 ) e, mais ainda, quando subiu aos céus (EFÉSIOS 4:8), deveríamos sempre atentar para a admoestação da Palavra, que nos adverte:

  QUEM GUARDAR O MANDAMENTO NÃO EXPERIMENTARÁ NENHUM MAL; E O CORAÇÃO DO SÁBIO DISCERNIRÁ O TEMPO E O MODO. (ECLESIASTES 8:5)

  Mas, se alguém tem dúvidas se pode ou não tomar posse de uma, de outra ou, ainda, de todas as promessa de Deus, este deve guardar a seguinte Palavra no coração:

  PORQUE TODAS QUANTAS PROMESSAS HÁ DE DEUS, SÃO NELE SIM, E POR ELE O AMÉM, PARA A GLÓRIA DE DEUS POR NÓS. (II CORÍNTIOS 1:20)

  Certamente, muitos daqueles infelizes irmãos, sofredores, não têm sido crentes em toda a Verdade. Pelo contrário, têm aceitado um entendimento torcido, que os mantém impotentes diante das aflições e tormentos que o diabo lhes têm preparado e lhes sujeita (EFÉSIOS 6:16). E fica a primeira pergunta: os irmãos sofredores serão salvos? Sim, por certo (II TESSALONISENCES 3:3), se ao menos procederem crendo, como diz a Palavra: "a saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo." (ROMANOS 10:9) Mas, viverão abundantemente? Não, se deixarem as demais promessas bíblicas de lado e assumirem um conformismo, sem resistirem ao mau com a Palavra, diante de suas investidas (MATEUS 4:3-11) . E surge, então, ainda mais uma pergunta: o que podemos e devemos fazer pelos irmãos enfermos na fé, os quais são sofredores em resignações e falta de entendimento? Necessitamos de agir, para com eles, com toda a mansidão, paciência e longanimidade (EFÉSIOS 4:2 ; COLOSSENSES 3:12 ; II TIMÓTEO 2:25 ; TITO 3:2 ; TIAGO 3:13 ; I PEDRO 3:15), ensinando a Palavra de Deus e respeitando, sempre, a medida da fé que possuem (ROMANOS 14:1-23).

  O mais impressionante é que muitos cristãos, ao sofrerem adversidades, se estabelecem e tentam explicar as suas resignações na Palavra, que diz:

  SABEMOS QUE SOMOS DE DEUS, E QUE O MUNDO ESTÁ NO MALIGNO. (I JOÃO 5:19)

  A Palavra diz que o mundo está e não que o mundo é do maligno! É nesse ponto, em especial, que se declara o objetivo deste texto, ou seja, pregar, através das declarações do Senhor Deus, que o maligno não possui mais nada e está derrotado. Sendo assim, muitos dos que têm convivido com derrotas deveriam se lembrar, que um ladrão nunca poderia dizer, ao roubar algo, que aquilo que foi roubado lhe pertence, mas sempre diz: - Roubei isto do fulano. E, ainda que diga diferente, é mentira; pois disse o Senhor Jesus:

  O LADRÃO NÃO VEM SENÃO A ROUBAR, A MATAR E A DESTRUIR; (JOÃO 10:10a)

  E disse mais:

  VÓS TENDES POR PAI AO DIABO, E QUEREIS SATISFAZER OS DESEJOS DE VOSSO PAI; ELE FOI HOMICIDA DESDE O PRINCÍPIO, E NÃO SE FIRMOU NA VERDADE, PORQUE NÃO HÁ VERDADE NELE; QUANDO ELE PROFERE MENTIRA, FALA DO QUE LHE É PRÓPRIO; PORQUE É MENTIROSO, E PAI DA MENTIRA. (JOÃO 8:44)

  Assim, muitos dos que receberam a Jesus, como seu Senhor e Salvador, têm se escondido "nas cavernas" (I REIS 19:9-18 ; PROVÉRBIOS 30:19), deixando de se posicionarem, como filhos de Deus que são (JOÃO 1:12), e têm agindo como se o deus deste século (II CORÍNTIOS 4:4) - o diabo - tivesse, ainda, poder para lhes manter cativos, como a ele, o bicho, são cativos os incrédulos e infiéis. Ao contrário disso, a Palavra de Deus nos garante que, em Cristo Jesus, possuímos o poder de subjugar, sem sofrermos dano algum, todos os piores tipos de espíritos imundos, por mais venenosos que possam ser, e toda força do maligno:

  EIS QUE VOS DOU PODER PARA PISAR SERPENTES E ESCORPIÕES, E TODA A FORÇA DO INIMIGO, E NADA VOS FARÁ DANO ALGUM. (LUCAS 10:19)

  Portanto, lembremos: Em Cristo Jesus, já possuímos este poder!

  E muitos poderiam perguntar: - Mas, por que observamos, então, cristãos cuja maldição os têm alcançado?

  E a Palavra de Deus nos ensina, respondendo:

  COMO O PÁSSARO NO SEU VAGUEAR, COMO A ANDORINHA NO SEU VÔO, ASSIM A MALDIÇÃO SEM CAUSA NÃO VIRÁ. (PROVÉRBIOS 26:2)

  E alguém poderia se lembrar de um caso Bíblico específico de destruição, operado diretamente por satanás, na vida de um irmão e perguntar: -E o Jó, como então passou pelo que passou, se falou de Deus o que era reto, mesmo nas angústias de extremas aflições e, ainda, o próprio Deus falara dele como servo, homem sincero e reto, temente a Deus, e desviando-se do mal (JÓ 1:8)?

  A resposta reside nas próprias palavras de Jó... O maligno conhecia o irmão Jó e, logicamente, o havia estudado, minuciosamente, para o derrubar, pois o irmão Jó tinha, infelizmente, um grande temor em sua vida:

  PORQUE O QUE EU TEMIA ME VEIO, E O QUE RECEAVA ME ACONTECEU. (JÓ 3:25)

  Observamos que o bicho já sabia dessa "brecha" na vida de Jó; quando o maligno desafiara a Deus, respondendo, com insinuação, de que Jó temia a Deus inutilmente (JÓ 1:9-12).

  Portanto, a Palavra nos adverte quem é, como trabalha o nosso adversário e, ainda, o que devemos fazer para não sermos alcançados pelo mal:

  SEDE SÓBRIOS; VIGIAI; PORQUE O DIABO, VOSSO ADVERSÁRIO, ANDA EM DERREDOR, BRAMANDO COMO O LEÃO, BUSCANDO A QUEM POSSA TRAGAR. (I PEDRO 5:8)

  Muitos, ainda, reputam ao nosso adversário um crédito que ele não possui. O maligno não tem sequer poder para lançar alguém no local, que ele próprio vai padecer a eternidade, o lago de fogo e enxofre (APOCALIPSE 20:10), pois somente Deus tem este poder, como está escrito:

  Disse Jesus Cristo:

  E DIGO-VOS, AMIGOS MEUS: NÃO TEMAIS OS QUE MATAM O CORPO, E DEPOIS NÃO TÊM MAIS O QUE FAZER. MAS EU VOS MOSTRAREI A QUEM DEVEIS TEMER; TEMEI AQUELE QUE, DEPOIS DE MATAR, TEM PODER PARA LANÇAR NO INFERNO; SIM, VOS DIGO, A ESSE TEMEI. (LUCAS 12:4-5)

  E por que existem irmãos, que contrariam a Palavra de Deus, vivendo a maldição ao invés da bênção?

  Porque não se deve dar lugar ao que não tem mais lugar, o diabo, como está escrito:

  NÃO DEIS LUGAR AO DIABO. (EFÉSIOS 4:27)

  Portanto, saibam todos que aquele que conhece a Palavra de Deus, e continua dando lugar ao diabo, e sem buscar se levantar, mas, ainda, a si mesmo permite continuar no pecado, nas impurezas, na miséria, na doença, debaixo do jugo da servidão do maligno, ou seja, praticando o contrário do que a Palavra afirma e garante aos que crêem, este entristece o Espírito Santo, como está escrito:

  E NÃO ENTRISTEÇAIS O ESPÍRITO SANTO DE DEUS, NO QUAL ESTAIS SELADOS PARA O DIA DA REDENÇÃO. (EFÉSIOS 4:30)

  Mas, muitos enveredam pelo ardil engano do pai da mentira, satanás, e acreditam que o Senhor Jesus Cristo possa ter uma "dupla personalidade", ou seja, à semelhança dos homens, que num dia podem e noutro, nada podem mais, nos tempos atuais, ELE não possa mais curar, não salve e não opere mais maravilhas. Pelo contrário, o Senhor, ainda hoje, cura, liberta, batiza, salva e dá a vida eterna a quem quer, como está escrito:

  JESUS CRISTO É O MESMO ONTEM, E HOJE, E ETERNAMENTE. (HEBREUS 13:8)

  EIS QUE A MÃO DO SENHOR NÃO ESTÁ ENCOLHIDA, PARA QUE NÃO POSSA SALVAR; NEM O SEU OUVIDO AGRAVADO, PARA NÃO PODER OUVIR. (ISAÍAS 59:1)

  E muitos perguntam: - E quanto aos não convertidos que estão no mundo, por que eles, que são a maioria, estão na condição da perdição e da condenação eterna?

  E a Palavra de Deus nos revela:

  VEIO PARA O QUE ERA SEU, E OS SEUS NÃO O RECEBERAM. (JOÃO 1:11)

  E A CONDENAÇÃO É ESTA: QUE A LUZ VEIO AO MUNDO, E OS HOMENS AMARAM MAIS AS TREVAS DO QUE A LUZ, PORQUE AS SUAS OBRAS ERAM MÁS. (JOÃO 3:19)

  MAS, A TODOS QUANTOS O RECEBERAM, DEU-LHES O PODER DE SEREM FEITOS FILHOS DE DEUS; AOS QUE CRÊEM NO SEU NOME. (JOÃO 1:12)

  ENTRAI PELA PORTA ESTREITA; PORQUE LARGA É A PORTA, E ESPAÇOSO O CAMINHO QUE CONDUZ À PERDIÇÃO, E MUITOS SÃO OS QUE ENTRAM POR ELA; (MATEUS 7:13)

  Mas, a todos deve ser dada a oportunidade de conhecer a verdade (MARCOS 16:15; MARCOS 2:17), de se arrepender (ATOS 17:30), de se converter (MATEUS 18:3) e, assim, todos devem saber quem é o todo poderoso na terra, como está escrito:

  SOU EU QUE, COM O MEU GRANDE PODER E O MEU BRAÇO ESTENDIDO, FIZ A TERRA COM OS HOMENS E OS ANIMAIS QUE ESTÃO SOBRE A FACE DA TERRA; E A DOU A QUEM ME APRAZ. (JEREMIAS 27:5)

  E, após esta declaração de nosso Deus, deixo-vos uma pergunta para sincera meditação: será que alguém possa pensar que aprouve a Deus dar esta terra, com os homens e animais, que estão sobre a sua face, ao diabo para a perdição? De maneira nenhuma!!! Como pode então alguém viver suportando o mal e dizendo: - Passo por isso, porque o mundo é do maligno?!

  Ao contrário, Deus não deseja que, pela falta de discernimento, nenhum dos homens se perca, nem mesmo os seus animais, como podemos ler:

  E NÃO HEI DE EU TER COMPAIXÃO DA GRANDE CIDADE DE NÍNIVE EM QUE ESTÃO MAIS DE CENTO E VINTE MIL HOMENS, QUE NÃO SABEM DISCERNIR ENTRE A SUA MÃO DIREITA E A SUA MÃO ESQUERDA, E TAMBÉM MUITOS ANIMAIS? (JONAS 4:11)

  E, ainda que existam aqueles que O rejeitam, Ele veio a salvar todo o mundo:

  E, SE ALGUÉM OUVIR AS MINHAS PALAVRAS, E NÃO AS GUARDAR, EU NÃO O JULGO; POIS EU VIM, NÃO PARA JULGAR O MUNDO, MAS PARA SALVAR O MUNDO. (JOÃO 12:47)

  É sábio, então, não pensar que o maligno tem algum poder decisivo na terra e na vida de qualquer pessoa, pois somente um tem todo o poder, não somente na terra, como no céu, que é Jesus Cristo, como se lê:

  E, CHEGANDO-SE JESUS, FALOU-LHES, DIZENDO: É-ME DADO TODO O PODER NO CÉU E NA TERRA. (MATEUS 28:18)

  O nosso irmão e apóstolo Pedro, aquele Simão pescador, teve, ele mesmo, um grande livramento, que nos mostra a dimensão da autoridade do Senhor Jesus, pois satanás queria acabar com Pedro. Tendo o maligno se apresentado, à semelhança do caso de Jó, rogando a Deus para cirandar a Pedro, o Senhor de toda a terra, Jesus Cristo, rogou ao Pai, por ele, e o desejo do diabo não se cumpriu. Vejamos:

  DISSE TAMBÉM O SENHOR: SIMÃO, SIMÃO, EIS QUE SATANÁS VOS PEDIU PARA VOS CIRANDAR COMO TRIGO; MAS EU ROGUEI POR TI, PARA QUE A TUA FÉ NÃO DESFALEÇA; E TU, QUANDO TE CONVERTERES, CONFIRMA TEUS IRMÃOS. (LUCAS 22:31-32)

  Imaginemos como ficaria a vida de Pedro, o qual ainda nem convertido era, caso o Senhor não houvesse intercedido, tirando como exemplo a situação de nosso irmão Jó, a qual ficou muito arrasadora (JÓ 1:22; JÓ 2:13). A grande diferença entre estes dois irmãos é que Jó não possuía, ainda, um Filho do homem para interceder por ele com Deus, como se lê nas próprias palavras de esperança do irmão Jó:

  AH! SE ALGUÉM PUDESSE CONTENDER COM DEUS PELO HOMEM, COMO O FILHO DO HOMEM PELO SEU AMIGO! (JÓ 16:21)

  Mas Pedro, na sua situação, teve O Maior Amigo (JOÃO 15:13), o Senhor Jesus Cristo, o Senhor de toda a terra...

  E todos, sem exceção, no grande dia, quando o Senhor Jesus voltar para buscar a sua Igreja, irão reconhecer a autoridade e o poder dAQUELE que está a direita do Altíssimo Deus e nosso Pai, o Senhor Jesus Cristo, como dEle está escrito:

  PELO QUE TAMBÉM DEUS O EXALTOU SOBERANAMENTE, E LHE DEU UM NOME QUE É SOBRE TODO O NOME; PARA QUE AO NOME DE JESUS SE DOBRE TODO O JOELHO DOS QUE ESTÃO NOS CÉUS, E NA TERRA, E DEBAIXO DA TERRA, E TODA LÍNGUA CONFESSE QUE JESUS CRISTO É O SENHOR, PARA GLÓRIA DE DEUS PAI. (FILIPENSES 2:9-11)

  E mesmo os demônios reconhecem esta autoridade e o poder de Deus (ATOS 16:16-17), pois está escrito:

  TU CRÊS QUE HÁ UM SÓ DEUS; FAZES BEM. TAMBÉM OS DEMÔNIOS O CRÊEM, E ESTREMECEM. (TIAGO 2:19)

  O povo de Deus deve ter o conhecimento e crer, que todas as promessas feitas, na Bíblia, devem começar a se cumprir em suas vidas, ainda neste mundo, pois de Deus é toda a terra e tudo que nela há!

  AGORA POIS, SE DILIGENTEMENTE OUVIRDES A MINHA VOZ, E GUARDARDES O MEU CONCERTO, ENTÃO SEREIS A MINHA PROPRIEDADE PECULIAR DENTRE TODOS OS POVOS; PORQUE TODA A TERRA É MINHA. (ÊXODO 19:5)

  Inclusive, toda a verdadeira sabedoria que há na terra, ou seja, que se cumpre e existe por ser fundamentada na Palavra de Deus (COLOSSENSES 2:2-3), o entendimento que leva à vida, e vida com abundância, e a força que alguém possa ter, tudo, também, pertence a Deus:

  MEU É O CONSELHO E A VERDADEIRA SABEDORIA; EU SOU O ENTENDIMENTO, MINHA É A FORTALEZA. (PROVÉRBIOS 8:14)

  Além das virtudes citadas acima, mesmo as riquezas, reconhecidas pelos que estão no mundo, pertencem a Deus:

  MINHA É A PRATA, E MEU É O OURO, DISSE O SENHOR DOS EXÉRCITOS. (AGEU 2:8)

  E, ainda, toda a sede de justiça, que possa existir na vida de alguém, devido as aflições do mundo, só pode e deve ser saciada pelo Senhor, que é santo, justo, reto e vingador, pois está escrito:

  NÃO VOS VINGUEIS A VÓS MESMOS, AMADOS, MAS DAI LUGAR À IRA, PORQUE ESTÁ ESCRITO: MINHA É A VINGANÇA, EU RECOMPENSAREI, DIZ O SENHOR. (ROMANOS 12:19)

  PORQUE BEM CONHECEMOS AQUELE QUE DISSE: MINHA É A VINGANÇA, EU DAREI A RECOMPENSA, DIZ O SENHOR. E OUTRA VEZ: O SENHOR JULGARÁ O SEU POVO. (HEBREUS 10:30)

  Isto porque, somente o Senhor é o juíz de toda a terra (I PEDRO 4:5 ; ROMANOS 2:16); e dELE vem o socorro:

  LONGE DE TI QUE FAÇAS TAL COISA, QUE MATES O JUSTO COM O ÍMPIO; QUE O JUSTO SEJA COMO O ÍMPIO, LONGE DE TI SEJA. NÃO FARIA JUSTIÇA O JUIZ DE TODA A TERRA? (GÊNESIS 18:25)

  ELE É O SENHOR NOSSO DEUS; EM TODA A TERRA ESTÃO OS SEUS JUÍZOS. (I CRÔNICAS 16:14)

  ELE É O SENHOR, NOSSO DEUS; OS SEUS JUÍZOS ESTÃO EM TODA A TERRA. (SALMOS 105:7)

  Muitas vezes, uma situação difícil é o cenário para a manifestação da glória de Deus (MATEUS 4:1). Mas, durante as aflições do mundo, muitos deixam o desespero tomar conta de si, pela carne, devido às aparências presentes das impossibilidades, perdas e danos, ou que ainda possam surgir para a solução de tal situação e, então, retrocedem. Podemos perceber o contrário deste fato, na firmeza de Moisés em combater o bom combate, dirigido por Deus, pela libertação de seu povo e como toda uma situação aparente de impossibilidade era mais uma grande oportunidade de exaltação ao Senhor de toda a terra.

  O Senhor deixa claro que manteve o faraó, endurecendo o seu coração, para mostrar o Seu poder e para que o nome dELE seja anunciado em toda a terra, e, assim, exatamente como foi o desejo de Deus, tem sido por todas as gerações subseqüentes, como se lê:

  ENTÃO DISSE O SENHOR A MOISÉS: LEVANTA-TE PELA MANHÃ CEDO, E PÕE-TE DIANTE DE FARAÓ, E DIZE-LHE: ASSIM DIZ O SENHOR DEUS DOS HEBREUS: DEIXA IR O MEU POVO, PARA QUE ME SIRVA; PORQUE ESTA VEZ ENVIAREI TODAS AS A MINHAS PRAGAS SOBRE O TEU CORAÇÃO, E SOBRE OS TEUS SERVOS, E SOBRE O TEU POVO, PARA QUE SAIBAS QUE NÃO HÁ OUTRO COMO EU EM TODA A TERRA. PORQUE AGORA TENHO ESTENDIDO A MINHA MÃO, PARA TE FERIR A TI E AO TEU POVO COM PESTILÊNCIA, E PARA QUE SEJAS DESTRUÍDO DA TERRA; MAS, DEVERAS, PARA ISTO TE MANTIVE, PARA MOSTRAR MEU PODER EM TI, E PARA QUE O MEU NOME SEJA ANUNCIADO EM TODA A TERRA. (ÊXODO 9:13-16)

  E, novamente, o Espírito Santo deixa claro, reafirmando ser o desejo de Deus, que o Seu nome seja anunciado em toda a terra, como podemos ler:

  PORQUE DIZ A ESCRITURA A FARAÓ: PARA ISTO MESMO TE LEVANTEI; PARA EM TI MOSTRAR O MEU PODER, E PARA QUE O MEU NOME SEJA ANUNCIADO EM TODA A TERRA. (ROMANOS 9:17)

  E por que anunciar em toda a terra o Seu Nome? Para que toda a terra, que é de propriedade de Deus, a qual foi feita por Jesus Cristo (JOÃO 1:3), em que vivem todos os povos, haja testemunho do Caminho da Salvação antes do fim do mundo (MATEUS 24:14).

  CANTAI AO SENHOR EM TODA A TERRA; ANUNCIAI DE DIA EM DIA A SUA SALVAÇÃO.
(I CRÔNICAS 16:23)

  Um dia haverá o juízo, o ajuste de contas da terra; quando, também, o Reino de Deus será tirado daqueles que se dizem a nação de Deus, e não o são, e será dado a verdadeira nação, o Povo de Deus, aquela que dá os seus frutos.

  PORÉM, TÃO CERTAMENTE COMO EU VIVO, E COMO A GLÓRIA DO SENHOR ENCHERÁ TODA A TERRA, (NÚMEROS 14:21)

  OUVI, AINDA, OUTRA PARÁBOLA: HOUVE UM HOMEM, PAI DE FAMÍLIA, QUE PLANTOU UMA VINHA, E CIRCUNCIDOU-A DE UM VALADO, E CONSTRUIU NELA UM LAGAR, E EDIFICOU UMA TORRE, E ARRENDOU-A A UNS LAVRADORES, E AUSENTOU-SE PARA LONGE. E, CHEGANDO O TEMPO DOS FRUTOS, ENVIOU OS SEUS SERVOS AOS LAVRADORES, PARA RECEBER OS SEUS FRUTOS. E OS LAVRADORES, APODERANDO-SE DOS SERVOS, FERIRAM UM, MATARAM OUTRO, E APEDREJARAM OUTRO. DEPOIS ENVIOU OUTROS SERVOS, EM MAIOR NÚMERO DO QUE OS PRIMEIROS; E ELES FIZERAM-LHES O MESMO. E, POR ÚLTIMO, ENVIOU-LHES SEU FILHO, DIZENDO: TERÃO RESPEITO A MEU FILHO. MAS OS LAVRADORES, VENDO O FILHO, DISSERAM ENTRE SI: ESTE É O HERDEIRO; VINDE, MATEMO-LO, E APODEREMO-NOS DA SUA HERANÇA. E, LANÇANDO MÃO DELE, O ARRASTARAM PARA FORA DA VINHA, E O MATARAM. QUANDO, POIS, VIER O SENHOR DA VINHA, QUE FARÁ ÀQUELES LAVRADORES? DIZEM-LHE ELES: DARÁ AFRONTOSA MORTE AOS MAUS, E ARRENDARÁ A VINHA A OUTROS LAVRADORES, QUE A SEU TEMPO LHE DÊEM OS FRUTOS. DIZ-LHES JESUS: NUNCA LESTES NAS ESCRITURAS: A PEDRA, QUE OS EDIFICADORES REJEITARAM, ESSA FOI POSTA POR CABEÇA DO ÂNGULO; PELO SENHOR FOI FEITO ISTO, E É MARAVILHOSO AOS NOSSOS OLHOS? PORTANTO, EU VOS DIGO QUE O REINO DE DEUS VOS SERÁ TIRADO, E SERÁ DADO A UMA NAÇÃO QUE DÊ OS SEUS FRUTOS. (MATEUS 21:33-43)

  Por vezes, Deus faz sinais grandiosos pelas mãos de Seus filhos, diante dos ímpios - lembremos que ímpio é todo aquele que conhece a vontade de Deus, pela Sua Palavra e, propositadamente, não A pratica (PROVÉRBIOS 21:7) - para que aos tais haja testemunho, de modo que os próprios, ainda que não procedam segundo a Sua Palavra, saibam e confessem que o Senhor nosso Deus é o Senhor de toda a terra, como podemos ler:

  ENTÃO LHE DISSE MOISÉS: EM SAINDO DA CIDADE ESTENDEREI AS MINHAS MÃOS AO SENHOR; OS TROVÕES CESSARÃO, E NÃO HAVERÁ MAIS SARAIVA; PARA QUE SAIBAIS QUE A TERRA É DO SENHOR. (ÊXODO 9:29)

  Mais ainda...

  ENTÃO FARAÓ SE APRESSOU A CHAMAR A MOISÉS E A ARÃO, E DISSE: PEQUEI CONTRA O SENHOR VOSSO DEUS, E CONTRA VÓS. AGORA, POIS, PEÇO-VOS QUE PERDOEIS O MEU PECADO SOMENTE DESTA VEZ, E QUE OREIS AO SENHOR VOSSO DEUS QUE TIRE DE MIM SOMENTE ESTA MORTE. (ÊXODO 10:16-17)

  E alguém poderia perguntar: - Por que Deus mostra-se varão de guerra contra os inimigos do povo dEle, assim como ocorreu contra Faraó no Egito? Podemos ler a resposta:

  PARA QUE SAIBAM QUE TU, A QUEM SÓ PERTENCE O NOME DE SENHOR, ÉS O ALTÍSSIMO SOBRE TODA A TERRA. (SALMOS 83:18)

  Mas se nós, como povo de Deus, retrocedermos nas batalhas, prevaricando, ou seja, deixando de fazer aquilo que Deus nos orienta pela Sua Palavra, podemos perder a bênção de sermos nós, os instrumentos utilizados para que Deus manifeste a sua glória (JUÍZES 4:9). Nós não impediremos que os planos de Deus se realizem, mas outro será levantado em nosso lugar, assim como Moisés não entrou na terra prometida, mas Josué foi levantado por Deus, para guiar o povo a possuí-la.

  A propósito, é necessário enfatizar àqueles que ainda não perceberam, qual é a coluna principal desta mensagem, tratando-se de um grande entendimento, e devendo criar raízes profundas nos corações cristãos; a saber: Não há outro Senhor em toda a terra como o Senhor Jesus.

  PORQUE O TEU CRIADOR É O TEU MARIDO; O SENHOR DOS EXÉRCITOS É O SEU NOME; E O SANTO DE ISRAEL É O TEU REDENTOR; QUE É CHAMADO O DEUS DE TODA A TERRA.
(ISAÍAS 54:5)

  Ao diabo não se deve dar qualquer crédito, porque o bicho é ladrão e nada ele tem por direito. Quando vier o grande e tremendo dia do Senhor, acabará o tempo do agir do maligno e a Igreja do Senhor será arrebatada, ficando o bicho eternamente no lago de fogo, onde o maligno não morre e o fogo nunca se apaga (MATEUS 25:31-46 ; APOCALIPSE 20:11-15).

  Assim, o Senhor nos declara, claramente, de quem é a terra e quem é o seu grande Rei:

  PORQUE O SENHOR ALTÍSSIMO É TREMENDO, E REI GRANDE SOBRE TODA A TERRA.
(SALMOS 47:2)

  POIS DEUS É O REI DE TODA A TERRA; CANTAI LOUVORES COM INTELIGÊNCIA. (SALMOS 47:7)

  Sejam aonde estiverem os verdadeiros adoradores de Deus (JOÃO 4:23), ou seja, aqueles que o adoram em Espírito e em Verdade (JOÃO 17:17), estes devem saber que, independente do local, o Senhor vai a nossa frente, adiante de nós, e isso é tudo que necessitamos para vencer as batalhas contra os inimigos (NAUM 1:2), pois Ele, Jesus Cristo, é o Senhor de toda a terra!

  EIS QUE A ARCA DO CONCERTO DO SENHOR DE TODA A TERRA PASSA O JORDÃO DIANTE DE VÓS. (JOSUÉ 3:11)

  PORQUE HÁ DE ACONTECER QUE, ASSIM QUE AS PLANTAS DOS PÉS DOS SACERDOTES QUE LEVAM A ARCA DO SENHOR, O SENHOR DE TODA A TERRA, REPOUSEM NAS ÁGUAS DO JORDÃO, SE SEPARARÃO AS ÁGUAS DO JORDÃO, E AS ÁGUAS QUE DE CIMA DESCEM PARARÃO NUM MONTÃO.(JOSUÉ 3:13)

  Independente da aparente possessão que o mal possa ter sobre a terra, isso não passa de mais uma mentira, pois o Senhor Deus declara a Verdade, como está escrito:

  TAMBÉM A TERRA NÃO SE VENDERÁ EM PERPETUIDADE, PORQUE A TERRA É MINHA; POIS VÓS SOIS ESTRANGEIROS E PEREGRINOS COMIGO. (LEVÍTICO 25:23)

  Apesar de muitos homens viverem seguindo os seus caminhos de vaidade, criando religiões para alimentarem seus próprios desejos de perdição na terra e, ainda, fantasiando deuses que lhes atendam a todos os mais elaborados pensamentos e filosofias, somente a Verdade devemos ouvir, a qual diz:

  ENTÃO VOLTOU AO HOMEM DE DEUS, ELE E TODA A SUA COMITIVA, E VEIO, E PÔS-SE DIANTE DELE, E DISSE: EIS QUE TENHO CONHECIDO QUE EM TODA A TERRA NÃO HÁ DEUS SENÃO EM ISRAEL; (II REIS 5:15a)

  POIS TU, SENHOR, ÉS O ALTÍSSIMO EM TODA A TERRA; MUITO MAIS ELEVADO QUE TODOS OS DEUSES. (SALMOS 97:9)

  Além do reconhecimento do Senhor como Altíssimo Deus, devemos crer que, para o Senhor de toda a terra nada é realizar, segundo a Sua Palavra e a virtude de Seu poder, milagres grandiosos que envolvam também a natureza (MATEUS 14:26-27), como, no passado, o secar do mar e o partir do mesmo:

  ENTÃO MOISÉS ESTENDEU A MÃO SOBRE O MAR; E O SENHOR FEZ RETIRAR O MAR POR UM FORTE VENTO ORIENTAL TODA AQUELA NOITE, E O MAR TORNOU-SE EM SECO, E AS ÁGUAS FORAM PARTIDAS. (ÊXODO 14:21)

  Inclusive, as forças que firmam a terra e os demais corpos celestes, que juntamente formam um sistema equilibrado, se devem ao Deus dos Céus, o Senhor de toda a terra:

  TREMA PERANTE ELE, TREMA TODA A TERRA; POIS O MUNDO SE FIRMARÁ, PARA QUE SE NÃO ABALE. (I CRÔNICAS 16:30)

  E isso vai durar até quando Deus Pai quer, sendo ELE o único conhecedor deste tempo (MATEUS 24:36):

  E, LOGO DEPOIS DA AFLIÇÃO DAQUELES DIAS, O SOL ESCURECERÁ, E A LUA NÃO DARÁ A SUA LUZ, E AS ESTRELAS CAIRÃO DO CÉU, E AS POTÊNCIAS DOS CÉUS SERÃO ABALADAS.
(MATEUS 24:29)

  Ora, quando o Senhor voltar (I TESSALONICENSES 4:16-17), o mundo ficará estarrecido com os acontecimentos anteriores e muito mais com os posteriores, como podemos ler:

  OS MONTES SE DERRETEM COMO CERA NA PRESENÇA DO SENHOR, NA PRESENÇA DO SENHOR DE TODA A TERRA. (SALMOS 97:5)

  Portanto, agora, ainda há tempo para que o nome do Senhor Jesus seja admirado em toda a terra, pois a glória do Senhor está nos céus e fará com que seja cumprida a Sua Palavra:

  Ó SENHOR, SENHOR NOSSO, QUÃO ADMIRÁVEL É O TEU NOME EM TODA A TERRA, POIS PUSESTE A TUA GLÓRIA SOBRE OS CÉUS! (SALMOS 8:1)

  E ESTE EVANGELHO DO REINO SERÁ PREGADO EM TODO O MUNDO, EM TESTEMUNHO A TODAS AS GENTES, E ENTÃO VIRÁ O FIM. (MATEUS 24:14)

  CANTAI AO SENHOR, PORQUE FEZ COISAS GRANDIOSAS; SAIBA-SE ISTO EM TODA A TERRA. (ISAÍAS 12:5)

  O que seria prudente ao mundo secular, que clama aos ídolos mudos, ao entrar na presença do Evangelho trazido pelo Senhor de toda a terra? Deveria se calar e ouvir, pois o Senhor vive e permanece no seu santo templo...

  MAS O SENHOR ESTÁ NO SEU SANTO TEMPLO; CALE-SE DIANTE DELE TODA A TERRA. (HABACUQUE 2:20)

  AS PALAVRAS DOS SÁBIOS DEVEM EM SILÊNCIO SER OUVIDAS, MAIS DO QUE O CLAMOR DO QUE DOMINA SOBRE OS TOLOS. (ECLESIASTES 9:17)

  E porque muitos não fazem isso, mas continuam, pelo contrário, a cumprirem seus próprios desejos desenfreados e a fazer a vontade do maligno, é que o mundo apresenta-se não-amável, tornando aqueles que o amam e que amam tudo o que nele há, em pessoas cujo o amor do Pai neles não está (I JOÃO 2:15-16).

  O DESEJO QUE SE CUMPRE DELEITA A ALMA, MAS APARTAR-SE DO MAL É ABOMINAÇÃO PARA OS LOUCOS. (PROVÉRBIOS 13:19)

  Mas, no dia do juízo, muitos não se perdoarão por não terem ouvido, aceitado e seguido o Evangelho de Cristo, pois todos, em absoluto, reconhecerão, confessando, a quem pertence todo o poder no céu e na terra, como está registrado nas Escrituras Sagradas:

  E, CHEGANDO-SE JESUS, FALOU-LHES, DIZENDO: É-ME DADO TODO O PODER NO CÉU E NA TERRA. (MATEUS 28:18)

  PARA QUE AO NOME DE JESUS SE DOBRE TODO O JOELHO DOS QUE ESTÃO NOS CÉUS, E NA TERRA, E DEBAIXO DA TERRA, E TODA A LÍNGUA CONFESSE QUE JESUS CRISTO É O SENHOR, PARA A GLÓRIA DE DEUS PAI. (FILIPENSES 2:10-11)

  E vai se cumprir...

  PORQUE ESTÁ ESCRITO: PELA MINHA VIDA, DIZ O SENHOR: QUE TODO O JOELHO SE DOBRARÁ DIANTE DE MIM, E TODA A LÍNGUA CONFESSARÁ A DEUS. (ROMANOS 14:11)

  Amém!

  Agora, conhecedores de quem é o Senhor de toda a terra, e de Sua autoridade, e de tantas quantas promessas que estão escritas a respeito de todos aqueles que crêem, as quais são nEle sim e por Ele o Amém para a glória de Deus (II CORÍNTIOS 1:19-20), que creio ser esta leitura um "divisor de águas" na vida dos crentes. Peço, tão somente, que os irmãos meditem em todos os versículos citados, mesmo os que não foram completamente transcritos no texto, mas foram apontados nos parênteses.

  Creio, ainda, com gozo no coração, que uma fé mais vigorosa foi adquirida durante a leitura e, principalmente, na meditação da Palavra de Deus. Fico feliz, também, em saber que o espírito do medo (ROMANOS 8:15) não dominará mais os leitores crentes e faço uma última exortação:

  Lembremos que estamos debaixo das bênçãos prometidas a Abraão e da mesma aliança, pela fé, a qual diz:

  E TU SERÁS UMA BÊNÇÃO. (GÊNESIS 12:2b)

  Glória a Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo!

  Evangelon.




IMPRIMIR esta página diretamente.



EVANGELON

Bíblia Sagrada

A Palavra

Louvor

 

Testemunhos

           Igrejas

         Caridade